5 PASSOS PARA SE TORNAR UM EMPREENDEDOR DE IMPACTO
- Rivaldo Arruda
- 6 de jul. de 2017
- 2 min de leitura

Muito se discute sobre quais são as formas de chegar ao sucesso dentro de uma empresa, se há “receita mágica” para fazer a sua empresa crescer e trazer lucro, bem não há. Contudo em cinco simples passos a possibilidade de ter um negócio de sucesso, e de ser um empreendedor que impacta a sociedade em que você vive se torna muito maior. Veja abaixo, em cinco passos, como se tornar um empreendedor de impacto.
1. Modelo de Negócios Inovador: É comum o empreendedor iniciar a empresa com boas sacadas de produtos, como Apps de transporte, comida ou produtos físicos inovadores. Faça a pergunta: quem é o meu cliente? Conheça seu cliente, saiba onde ele vive e em que aspectos a sua demanda não é atendida. Estime, com dados e fatos, o tamanho do mercado e como ele vem crescendo. Veja como os atuais concorrentes atendem ao mercado e quais oportunidades estão abertas, isto é, onde elas falham e não suprem a necessidade dos clientes.
2. Cultura Organizacional: Uma empresa é o conjunto de pessoas correndo atrás de atingir resultados. O time precisa ter uma razão muito forte, além do atendimento das necessidades básicas, para fazer a diferença na rotina da empresa. Cabe a você saber como o trabalho e a empresa faz sentido para a vida do colaborador, qual o sonho grande da empresa, onde ela quer chegar, quais os valores que pautam a rotina, defina claramente a missão da empresa. E nunca esqueça de zelar por seus funcionários, pois eles são o coração da sua empresa. Respondida essas questões, o seu negócio terá muito mais chances de dar certo.
3. Sistema de Gestão Orientado a Resultados: Simplesmente, entenda e execute o que o Professor Vicente Falconi ensina sobre Formulação Estratégica, Desdobramento de Metas e Gerenciamento da Rotina. São livros baratos e fáceis de ler, além disso, há vários vídeos disponíveis no Youtube. Como empreendedor de alto-impacto, é seu dever patrocinar com energia e consistência as metas estabelecidas, a execução das ações de melhoria, ações corretivas em caso de desvios - o método PDCA.
4. Formação do Time: O empreendedor deve estruturar um processo em que o atingimento de cada meta seja um ciclo de aprendizado. Os desafios puxam a necessidade de aprendizado, as boas fontes de informação e conhecimento dão os recursos, recrutamento de gente de elevado potencial aumenta a produtividade e, por fim, o estímulo para a equipe melhorar cada vez mais. Investir em formação de time de ponta garantirá o crescimento do seu negócio nos próximos anos.
5. Boas práticas de Governança Corporativa: Lembre-se que paz, alinhamento e sonho grande compartilhado entre os sócios são fundamentais para os quatro elementos acima rodarem. Boa governança é equilibrar os interesses entre família, sócios e executivos em prol do crescimento e perpetuação do negócio. E não é algo apenas para grandes empresas, vários negócios de alto potencial fracassaram por problemas na cúpula da organização.
Lembre-se, um empreendimento para dar certo não deve apenas importar-se com o lucro. O empreendedor que impacta, impacta a empresa, os funcionários e a sociedade que vive. O lucro deve ser visto como uma consequência do esforço prestado e da qualidade de seu produto. Não existe formula mágica, mas empenho e perseverança são sempre as principais qualidades que um empreendedor deve ter.
Comments